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Brooklin - SP

Action Learning WIAL

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O que é?

É uma metodologia para a solução de desafios complexos, importantes, sem solução pré-definida e urgentes, baseada em perguntas e respostas, que permite ao participantes desenvolver habilidades de liderança enquanto contribui com a solução do desafio apresentado.

É um processo, no qual as pessoas aprendem enquanto trabalham. 

 

Como funciona?

É definido previamente um apresentador do tema (desafio), o tema, o coach e os participantes.

As rodadas são realizadas em 1 hora e 30 minutos, com no mínimo 4 e no máximo 8 participantes, incluindo o apresentador do desafio, onde o coach certificado AL WIAL é responsável pelo processo e o grupo pelo apoio na solução do desafio apresentado. 

 

Uma regra é que declarações são feitas somente em resposta a perguntas. O motivo desta regra é perguntas mantém as pessoas no foco, desperta um olhar diferente para soluções criativas e estimula conexão entre aspessoas

 

Os elementos básicos do processo são: o tema (desafio), o grupo, as perguntas, a ação, a aprendizagem e o coach.

 

Por quê  funciona tão bem?
Porque combina diversas teorias e abordagens, além da experiência empírica e acadêmica do criador do modelo WIAL Action Learning, Michael Marquardt, professor e consultor americano. Esta combinação forma umalicerce integrado, que suporta sua eficácia e simplicidade.
(Marina de Mazi - Diretora Educacional WIAL Brasil)

 

As dimensões do impessoal (isso), interpessoal (nós) e pesssoal (eu) estão presentes nas organizações (Fred Kofman, PhD em Economia, autor de“Metamanagement”) e também sào percebidas em uma reunião de Action Learning. A metodologia Action Learning foca tanto na ação, seja como prática ou solução, quanto na aprendizagem, nos níveis individual, do grupo e organizacional; ambas têm a mesma importância. Nela, o grupo trabalha para solucionar um desáfio urgente, real e complexo, e aprende enquanto faz isso. A metodologia é simples e possui apenas 2 regras básicas: a primeira trata de como o grupo vai trabalhar (afirmações só podem ser feitasem resposta a perguntas e perguntas podem ser feitas para qualquer pessoa a qualquer momento); e a segunda regra refere-se ao papel do coach de Action Learning, dando a ele autoridade para cuidar do processo e de fomentar a aprendizagem.

 

 

Em um programa de desenvolvimento focado em comunicação e resolução de conflitos, no final da rodada de Action Learning, uma das participantes disse que nunca tinha pensado em usar perguntas nas reuniões com sua equipe, e na semana seguinte, ela contou para o grupo que havia incorporado as perguntas para a equipe durante as reuniões. Ao buscar o desenvolvimento nas 3 dimensões, as organizações promovem o engajamento dos seus colaboradores, aprimorando como os membros da organização trabalham juntos, como se relacionam e como apoiam o bem-estar uns dos outros. O Action Learning trabalha, na prática e simultaneamente, as 3 dimensões, vivenciando e valorizando tanto as dimensões humanas “Nós” e “Eu” quanto a dimensão materialista “Isso”, contribuindo para que as pessoas sintam-se mais engajadas e entusiasmadas com seu trabalho. (Marcia F. Yokota Diretora de Marketing da WIAL Brasil)

 

Benefícios:

  • Contribuir para a solução de um desafio relevante;
  • Praticar e receber feedback sobre competências comportamentais, voltadas ao relacionamento interpessoal;
  • Viver a dor de dono;
  • Experimentar perguntas;
  • Focar a solução.

 

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